MESTRE CRUZ

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
MESTRE CRUZ

FAÇA O SEU REGISTO E PARTICIPE NO FÓRUM.

PARTICIPE NO NOVO FÓRUM DO MESTRE CRUZ FAÇA O SEU REGISTO http://www.mestrecruz.net

Like/Tweet/+1

Palavras-chaves

Últimos assuntos

» Novo Fórum do mestrecruz
Numerologia o que é? EmptySeg Dez 04, 2017 1:43 pm por mestrecruz

» Feitiço amarracao oracao
Numerologia o que é? EmptyQua Jul 05, 2017 9:19 am por ana

» Amarração com vodu para ter resultado
Numerologia o que é? EmptyQui Jun 29, 2017 9:07 am por mestrecruz

» Dúvida de ritos de sabedoria
Numerologia o que é? EmptyQui Jun 15, 2017 9:45 pm por Kaio

» Amarracao pomba gira
Numerologia o que é? EmptyDom maio 07, 2017 9:16 pm por Lipa

» NOVO FÓRUM DO MESTRE CRUZ
Numerologia o que é? EmptyDom maio 07, 2017 9:00 pm por Lipa

» Novo fórum do Mestre Cruz
Numerologia o que é? EmptyQui Abr 20, 2017 2:43 pm por mestrecruz

» Regras de Participação
Numerologia o que é? EmptyQui Abr 20, 2017 2:39 pm por mestrecruz

» SIMPATIA PARA LARGAR O VICIO DA BEBIDA
Numerologia o que é? EmptyQui Jul 16, 2015 9:05 am por mestrecruz

abril 2024

SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

ONLINE

RÁDIO

VISITAS

contador de visitas

    Numerologia o que é?

    catarina
    catarina


    Mensagens : 61
    Data de inscrição : 14/07/2014

    Numerologia o que é? Empty Numerologia o que é?

    Mensagem por catarina Seg Jul 21, 2014 12:58 pm

    A curiosidade me levou a pesquisar na distinta wikipedia algumas informações sobre Numerologia, onde me deparei com alguns conceitos tipicamente mal interpretados, o que ocorre com inacreditável frequencia por aí, e o que demonstra que as pessoas, de modo geral, continuam preguiçosas quando a função é pesquisar.

    Transcrevo abaixo alguns trechos do texto da wikipedia, com algumas notas deste autor que vos escrever:




    Numerologia é uma pseudociência segundo a qual números e operações matemáticas, baseadas em caracteres (principalmente do nome), podem ser interpretados de forma a predizer ou modificar o futuro ou características de personalidade.

    Ns.a.:

    -Pseudociência é qualquer tipo de informação que se diz ser baseada em fatos científicos, ou mesmo como tendo um alto padrão de conhecimento, mas que não resulta da aplicação de métodos científicos (wikipedia).

    -Na verdade a Numerologia Cabalística não prediz, nem modifica futuro algum. A partir do livre arbítrio não há o que predizer. Modificar o futuro sim, justamente em função do livre arbítrio, mas não pelos números, e sim por atitudes sugeridas a partir dos números.

    Conceitos

    O conceito de Numerologia abrange supostas relações místicas entre números e a vida das pessoas. São vários os sistemas, tradições e crenças. Numerologia e adivinhações por meio de sistemas como a isopsefia foram populares entre os antigos matemáticos, como Pitágoras. Porém, hoje em dia a Numerologia é tida como uma pseudomatemática pelos cientistas.

    Hoje a numerologia é associada com paranormalidades, junto com a astrologia e outras artes de adivinhação. O termo também é usado para designar uma fé maior em padrões numéricos, mesmo quando não se pratica a real numerologia. Por exemplo, o livro Numerology: Or What Pythagoras Wrought (1997) do matemático Underwood Dudley usa o termo para se referir aos gurus do “Elliott wave principle” para análise de mercado de ações.

    N.a.: Não, nem hoje, nem nunca a Numerologia esteve associada com paranormalidades, muito menos com adivinhações.

    História

    A numerologia moderna contém muitos aspectos de uma grande variedade de culturas e antigos professores, incluindo a Babilônia, Pitágoras e seus seguidores (na Grécia, 6º século a.C.), filosofia astrológica da Alexandria helenística, o sistema da Cabala dos Hebreus, o antigos Cristianismo místico e Gnosticismo, os Vedas Indianos, o "Círculo dos Mortos" da China, o Livro dos Mestres da Casa Secreta (Ritual dos Mortos) do Egito.

    Pitágoras e outros filósofos da época acreditavam que pelo fato dos conceitos matemáticos serem mais “práticos” (fáceis para classificar e regular) que os da física, eram mais reais.

    Santo Aurélio Agostinho (354–430 d.C.) escreveu "os números são a linguagem universal ofertada por Deus aos humanos como confirmação da verdade." De modo similar a Pitágoras, ele também acreditava que em tudo havia relações numéricas e ele estava decidido a procurar e investigar os segredos dessas relações com as coisas reveladas pela graça divina. Ver sua obra “Numerologia e os Pais da Igreja” para entender os antigos conceitos cristãos. Porém, isso tudo não significa que Pitágoras possa ser considerado como “pai” da Numerologia, ele apenas começou a pavimentar o caminho para a observação de números como arquétipos e não simples numerais.

    Em 325 d.C. após o Concílio de Nicéia, atitudes da Igreja a favor dessas crenças foram classificadas como violações civis pelo Império Romano. A Numerologia não encontrou mais apoio com as autoridades cristãs da época e foi classificada no campo das crenças não aprovadas, junto com a Astrologia e todas outras formas de adivinhação e magia. Mesmo sendo expurgada pela religião, a significância atribuída aos números ditos “sacros” não desapareceu. Muitos números foram comentados e analisados por Doroteu de Gaza e a numerologia ainda é muito considerada, ao menos pela ala conservadora da Igreja Ortodoxa Grega. Numerologia se fez proeminente com o Discurso “The Garden of Cyrus”, escrito pelo proeminente Sir Thomas Browne em 1658. Em suas páginas o autor tenta demonstrar que o número cinco e o relacionado padrão Quincuncepodem ser encontrados nas artes, desenhos e na natureza, em especial na botânica.

    N.a.: Quincunce é o nome dado à disposição geométrica de cinco elementos em que quatro deles formam um quadrilátero, normalmente um quadrado, e o quinto elemento está centrado no cruzamento das diagonais (wikipedia).



    A Numerologia moderna tem vários antecedentes. O livro Modern Numerology, The Power in Numbers de Ruth A. Drayer (Editora “Square One”) informa que por volta da transição entre os séculos XVII e XVIII, Mrs. L. Dow Balliett combinou os trabalhos de Pitágoras com referências da Bíblia. Assim, em 23 de outubro de 1972, Dr. Juno Jordan , estudante de Balliett, fez progredir essa numerologia e criou o que hoje se chama "Pythagorean", mesmo que Pitágoras não tivesse nenhuma relação com isso. bounce 

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 8:53 am